sábado, 20 de novembro de 2010

10 estilistas que fizeram história


10. Elsa Schiaparelli : estilista italiana, nascida em família aristocrata, libertou-se do tradicionalismo latente de suas origens para dedicar-se à moda em sua concepção mais criativa. Ficou conhecida pelos toques de surrealismo que aplicava em suas roupas.

9. Christian Dior
: difícil acreditar que Dior faleceu em 1957, tamanha a sua influência na moda contemporânea. O francês revolucionou a forma como as mulheres passaram a se vestir depois da Segunda Guerra Mundial, criando conceitos como flower silhouette – busto marcado e roupas com volume abaixo da cintura. John Galliano herdou o legado de Dior e atualmente está à frente da maison.

 8. Roy Halston Frowick:  suas criações marcaram a década de 70, influenciando a cultura disco da época. No melhor estilo decadence avec elegance, Halston vestiu celebridades como Liza Minelli e Liz Taylor e damas quase intocáveis como Jackie Kennedy, fã incondicional de seus chapéus.

7. Calvin Klein
: criou um conceito atemporal para a calça jeans. O modelo justo, agarrado à pele, fez fama vestindo nomes como Brooke Shields nos anos 70. Mas o império Calvin Klein é muito mais amplo e passa por underwear e  perfumes, colocando a marca entre as mais absolutas da moda. Destaque para a linha Collection, que traz peças e cortes refinados; passando pelo brasileiro Francisco Costa, diretor criativo da marca.

6. Ralph Lauren: seu gênio marcante, por vezes polêmico, não impediu que a grife Ralph Lauren figurasse entre as mais importantes do mundo. Roupas elegantes, pendendo para o tradicional american way of life conquistam até hoje o público mais clássico que não abre mão da assinatura de Lauren.

5. Gianni Versace
: considerado um dos mais talentosos e carismáticos estilistas contemporâneos, o italiano Versace tinha a arte na veia. Além da influência familiar (a mãe era costureira), trouxe para suas criações muita inspiração em arte pop e moderna: cores, estampas e cortes que marcaram a história da moda. Após sua fatídica morte, sua irmã Donatella assumiu o controle da marca e manteve o legado de seu criador.

4. Valentino Garavani
: símbolo de luxo e extravagância, Valentino tem o mundo da moda a seus pés. Traços inconfundíveis deram origem aos vestidos mais desejados do mundo, que valorizam a silhueta feminina. A marca registrada do estilista é o vermelho. Sua história pode ser vista no recém-lançado documentário “The Last Emperor”.

3. Giorgio Armani
: da moda do dia-a-dia, mais conhecida pelas jaquetas em cortes desconstruídos, ao estilo único de seus vestidos, Armani é um dos preferidos pelas celebridades. Suas criações estão presentes em muitos figurinos usados no tapete vermelho. O estilista italiano também é conhecido por seu temperamento forte – o que só torna a marca ainda mais desejada. De hotéis à restaurantes, a marca Armani ultrapassou o mundo da moda e tornou-se um dos símbolos de lifestyle mais valiosos do mundo.

2. Yves Saint Laurent
: o início da carreira foi ao lado de ninguém menos que Christian Dior. O talento de Yves foi facilmente reconhecido, mas o caminho ao topo foi longe. Com a carreira temporariamente interrompida para cumprir com obrigações militares, recuperou-se ao longo das décadas de 60 e 70 com coleções  inconfundíveis que tornaram-se símbolo de elegância francesa. No final dos anos 60, causou furor ao lançar uma coleção inspirada na África – daí surgiu o estilo safári que conhecemos até hoje. Yves faleceu em 2008, mas eternizou seu imenso legado em apenas 3 letras: YSL.

1. Coco Chanel: a grande revolucionária do guarda-roupa feminino moderno. Esta é uma das melhores definições para a estilista francesa que criou as bolsas, casacos e perfumes mais desejados por mulheres do mundo todo. O estilo vintage é atemporal e indispensável nos closets das fashion addicts. Duas biografias recém lançadas, uma estrelada por Audrey Tatou e outra por Shirley McLane, retratam a importância da estilista na história da moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário